Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 17 de abril de 2011

DENGUE - PESQUISADORES USAM PLANTAS GENETICAMENTE MODIFICADA PARA CRIAR REAGENTES E VACINAS.

Foto: Google Imagens (ilustração).

Duas pesquisas desenvolvidas no Brasil buscam a produção de medicamentos para diagnóstico e imunização da população contra os quatro tipos de dengue a partir da modificação genética de plantas.
Na Universidade Estadual do Ceará, o Laboratório de Bioquímica Humana usa o feijão de corda para produzir a proteína do vírus da dengue e obter a vacina. Na Universidade de Brasília (UnB), o Departamento de Biologia Celular tenta produzir uma parte do vírus da dengue com alface e criar um reagente para detectar a doença.
A pesquisa com reagentes ainda tem ainda dois anos de prazo, e os insumos serão testados em sangue infectado pela dengue e já armazenado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As alfaces geneticamente modificadas são mantidas em local seguro e separado. Pesquisadores não descartam a hipótese que, no futuro, a própria alface possa ser utilizada como vacina. No caso do feijão de corda, o propósito é retirar, diretamente da planta, a proteína para a vacina.
Como se trata de um medicamento para imunização de pessoas, a vacina extraída do feijão de corda geneticamente modificado ainda passará por extenso estudo clínico, que ainda não tem previsão para começar. Para ser usado no Brasil, todo medicamento tem de ser registrado na Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa).
(Com informações da Agência Brasil)

Fonte: Blog do Roberto Moreira/TV Diário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário