Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 13 de março de 2011

AÇÕES PREVENTIVA CONTRA O DENGUE EM AMANAIARA.

      A equipe do PSF de Amanaiara, estar realizando ações preventivas contra o dengue. Todas as sextas-feiras, Agentes Comunitários de Saúde fazem mutirões nas residências onde são encontradas larvas pelos Agentes de Endemias.
     Devido a alguns focos positivos, a Equipe decidiu realizar as visitas todo os dias da semana, de segunda à sexta. Essas ações diárias serão feitas no período que antecede a  festa religiosa de São José, que ocorre no distrito de 09 a 19 de março. Nos festejos sempre comparecem uma grande quantidade de pessoas que vem das cidades e estados vizinhos. 
E a única maneira de combater o Aedes Aegypti , principal vetor da doença, é evitar a ploriferação do mosquito. Para se reproduzir, é necessário água limpa e  parada, sem nenhuma proteção.
     Nesta sexta-feira passada, dia 11/03,  agentes de saúde visitaram as Ruas: 19 de Março e São Luís. Os ACS entravam nas residências até os quintais, e conversavam com os moradores a respeito dos cuidados com os depósitos de água, e dos riscos da dengue. Eles em meios as orientações pedem a colaboração das pessoas residentes nos domicílios para não deixarem recipientes com água sem proteção. Se a população não colaborar ficará muito difícil combater os mosquitos e assim evitar uma possível epidemia.
     Na semana seguinte os Agentes Comunitários de Saúde do PSF de Amanaiara continuarão as visitas em outras ruas. O objetivo da equipe é que toda as casas do distrito sejam visitadas nesses dias. Sabemos que a melhor forma de combater uma epidemia é evitando que ela comece.

    Os principais cuidados com a dengue são:
  - Não deixar tanques e caixa d’água destampada,
  - Evitar qualquer recipiente nos quintais que acumule água;
  - Não deixar pneus, potes, garrafas destampada ao ar livre;
  - Cobrir bem os potes com boinas de pano e amarrados;
  - Manter os quintais limpos, e evitar que haja qualquer poça de água;
  - Eliminar qualquer água que contenha larvas (cabeça-de-prego).

Por: Antonio Evandro

Nenhum comentário:

Postar um comentário