Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 2 de julho de 2021

IMUNIZAÇÃO - MINISTÉRIO DA SAÚDE DIZ QUE NENHUMA DOSE DE VACINA VENCIDA É REPASSADA AOS ESTADOS

Foto: Divulgação/Ceará Agora
O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (02), que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 é repassada aos estados. Acrescentou que o prazo de validade dos imunizantes é rigorosamente acompanhado desde o recebimento até a distribuição.
A divulgação da informação foi motivada pela publicação de uma matéria do jornal Folha de S.Paulo. Segundo a publicação, cerca de 26 mil doses de vacinas da AstraZeneca teriam sido aplicadas após o vencimento em 1.532 municípios.
Segundo o ministério, os estados são orientados a distribuírem imediatamente os imunizantes recebidos, sendo obrigação dos gestores locais do Sistema Único de Saúde (SUS) fazer o armazenamento correto e a aplicação das doses dentro do prazo de validade.
Fiocruz
Em nota, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) informou que os lotes que estariam com prazo de validade expirado não foram feitos no Brasil. O órgão pertence ao Ministério da Saúde e é responsável pela produção nacional dos imunizantes da AstraZeneca contra a covid-19.
Segundo a Fiocruz, os lotes sob suspeita foram importados da Índia e são do tipo do imunizante da AstraZeneca chamado de Covishield. Os demais carregamentos foram enviados pela Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS).
“Todas as doses das vacinas importadas da Índia (Covishield) foram entregues pela Fiocruz em janeiro e fevereiro dentro do prazo de validade e em concordância com o MS [Ministério da Saúde], de modo a viabilizar a antecipação da implementação do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, diante da situação de pandemia. A Fiocruz está apoiando o PNI [Programa Nacional de Imunização] na busca de informações junto ao fabricante, na Índia, para subsidiar as orientações a serem dadas pelo programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida”, informou a Fiocruz.
Ceará
A Secretaria de Saúde do Estado do Ceará negou a distribuição de doses vencidas no Ceará e disse que recebeu dois lotes de imunizantes contra a Covid-19 que estão citados na matéria da Folha de São Paulo.
Desde que recebeu as primeiras doses, no dia 18 de janeiro de 2021, o Ceará tem distribuído os imunizantes a todos os 184 municípios com logística desenvolvida pelo Estado por meio de aviões, helicópteros e caminhões.
A Sesa controla o envio das vacinas até sair do Central de Armazenamento e Distribuição (Ceadim) do Estado e orienta os municípios sobre a validade das vacinas.
https://cearaagora.com.br/ministerio-da-saude-diz-que-nenhuma-dose-de-vacina-vencida-e-repassada-aos-estados/

Fonte: Ceará Agora
Ceará Agora


Nenhum comentário:

Postar um comentário