Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 13 de março de 2020

CRATO - CHUVA ARRASTA COVAS E DERRUBA MURO DE CEMITÉRIO NA CIDADE

Foto: Edson Freitas/G1 CE
Em 24 horas, a cidade registrou 80,2 milímetros de precipitações, segundo a Funceme.
Com as chuvas registradas na cidade de Crato, no Cariri cearense, parte da estrutura do Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade foi danificada pela correnteza que se formou. Cerca de 30 metros do muro externo do equipamento tombou, e algumas covas e caixões foram arrastados pela água.
Na manhã desta sexta-feira (13), representantes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Territorial do Crato (Semadt) e Secretaria da Infraestrutura da cidade estiveram no local para avaliar os danos.
E coveiros foram ao local para fazer o reparo de parte do material danificado.
Segundo o secretário da Semadt, Brito Júnior, a situação está sob controle e o equipamento receberá melhorias na estrutura física. “Alguns trechos do muro de contenção foram danificados por conta da grande quantidade de água no Riacho da Matinha, que percorre o parque de exposições. Como já estavam programados os trabalhos no muro externo, vamos complementar o projeto com reparos no muro interno, um muro já antigo, que também foi danificado”, cita.
Problema recorrente
O Cemitério Público Nossa Senhora da Piedade é um equipamento histórico na cidade. É lá onde são guardados os restos mortais de figuras importantes da política cratense e de santos populares, como o médico Antônio "Doutor" Gesteira e a santa popular Maria Caboré. Em épocas de muitas chuvas, os problemas no cemitério são potencializados pela proximidade com o Riacho da Matinha, que passa perto das covas. Em 2009, uma forte precipitação chegou a arrastar parte de túmulos, caixões e ossos enterrados no espaço.
Segundo a Semadt, o adensamento urbano desviou os cursos de água para o riacho que passa pelo cemitério. Para tentar mitigar os impactos, a Pasta chegou a fazer um trabalho de abertura de áreas na margem, de 30 metros, e impedir a abertura de novas valas próximas ao rio. Além disso, há um projeto em discussão com a junto à Secretaria de Meio Ambiente do Estado (Sema) para criação de uma Unidade de Conservação dentro do Parque de Exposição Pedro Felício Cavalcante. A unidade abrangeria a área do cemitério.
A Sema informou, no início deste mês, que o projeto está em planejamento para início das vistorias técnicas. Feito isso, serão estabelecidos critérios e normas para a criação, implantação e gestão da Unidade de Conservação. O processo deve ser concluído até junho deste ano.
Por Rodrigo Rodrigues, G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2020/03/13/chuva-arrasta-covas-e-derruba-muro-de-cemiterio-na-cidade-de-crato-no-ceara.ghtml 

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário