Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 29 de maio de 2019

CEARÁ - SISTEMA METEOROLÓGICO PODE OCASIONAR CHUVAS NA FAIXA LITORÂNEA NESTAS QUARTA E QUINTA-FEIRA

Foto: Funceme/G1 CE
De acordo com a Funceme, sistema "Ondas de Leste" é comum nesta época do ano e costuma contribuir para chuvas nos estados do leste do Nordeste.
A proximidade de um sistema meteorológico pode ocasionar precipitações principalmente na faixa litorânea do Ceará, segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
De acordo com a Funceme, o Ceará deverá sofrer influência de um Distúrbio Ondulatório de Leste (DOL) entre a noite desta quarta-feira (29) e a manhã de quinta-feira (30).
O cenário previsto poderá trazer chuvas para a faixa litorânea.
Segundo análise das condições de tempo realizada na manhã desta quarta pela Funceme, a previsão é de nebulosidade variável com chuvas isoladas no litoral, no Maciço de Baturité, na Ibiapaba e no Vale do Jaguaribe. Nas demais regiões, a cobertura de nuvens também será variada, mas sem expectativa de precipitações. Para quinta-feira, a previsão é semelhante.
A ação do DOL sobre o Nordeste e, consequentemente sobre o estado, deverá trazer chuvas mais expressivas para as áreas mais próximas do litoral. Tal tendência, inclusive, foi repassada para as defesas civis Estadual e Municipal por meio de aviso meteorológico.
Fenômeno "Ondas de Leste"
Os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), também chamados de Ondas de Leste, são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o litoral leste do Brasil.
O fenômeno é comum nesta época do ano e costuma contribuir para chuvas nos estados do leste do Nordeste e, eventualmente, trazendo precipitações para o Ceará.
Por G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/05/29/sistema-meteorologico-pode-ocasionar-chuvas-na-faixa-litoranea-do-ceara-nesta-quarta-e-quinta-feira.ghtml

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário