Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 10 de setembro de 2018

CLIMA - CEARÁ TERÁ ÍNDICES EXTREMOS DE RADIAÇÃO ULTRAVIOLETA NESTA SEMANA, DIZ INPE

Foto: Divulgação/G1
Com escala de 0 a 15, o Índice Ultravioleta (IUV) aponta os riscos de se expor ao sol. Valores superiores a 11 são considerados de dano extremo à saúde.
Fortaleza e a maioria dos municípios do Ceará apresentarão índices extremos de radiação ultravioleta de sexta-feira (14) até o domingo (16), de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Neste período, o estado deve registrar IUV em torno de 11, em uma escala de 0 a 15.

Valores superiores a 11 são considerados de dano extremo à saúde. Quando mais próximo da linha do Equador, maior o índice de radiação. Com escala de 0 a 15, o Índice Ultravioleta (IUV) aponta os riscos de se expor ao sol.
De acordo com a instituição, cerca de 20% a 30% da quantidade de energia UV chega a Terra em torno do meio-dia (entre 11h e 13h), e cerca de 70 a 80% entre as 9h e 15h. Isso ocorre porque a falta de nuvens somada à temperatura elevada faz com que os raios solares sejam maiores.
Segundo especialistas, com nível até dois, não há necessidade de proteção, mas é preciso procurar uma sombra nas horas próximas ao meio-dia. A partir do três, é necessário se proteger do sol com filtro solar, camiseta e chapéu. Acima de seis, a proteção deve ser intensa: evitar se expor ao sol nas horas próximas ao meio-dia, usar camiseta, filtro solar, óculos escuros e chapéu.
UVA e UVB
A radiação UV que atinge a Terra se divide em radiação UVA e UVB, embora haja também os raios UVC, que não chegam até o nosso planeta. Entre as principais diferenças entre os raios UVA e UVB, está a cor que ele deixa na pele: quando ocorre aquela vermelhidão após o sol, é um sinal de que a pessoa foi atingida pelos raios UVB, que alcançam apenas a camada superficial da pele.
Vitamina D
Apesar dos males que causa à saúde, a exposição ao sol também traz benefícios. DE acordo com especialistas, os raios UVA e UVB são responsáveis pelo estímulo de 90% da produção da vitamina D, necessária para o corpo e para os ossos. Além disso, a vitamina D produzida pela pele é duas vezes mais estável na circulação sanguínea do que a vitamina D ingerida.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2018/09/10/ceara-tera-indices-extremos-de-radiacao-ultravioleta-nesta-semana-diz-inpe.ghtml

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário