Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

domingo, 22 de abril de 2018

CE - VOLUME DE CHUVA DIMINUI E FUNCEME REGISTRA PRECIPITAÇÃO EM APENAS 28 CIDADES NESTE SÁBADO

Foto: Divulgação/G1 CE
Maior volume foi registrado em Russas com 61,5 milímetros.
pós boas precipitações nos primeiros 15 dias de abril, o Ceará registrou chuvas em apenas 28 cidades neste sábado (21), segundo boletim da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
A maior precipitação ocorreu no município de Russas, na Região Jaguaribe, com 61,5 milímetros. Choveu também em Quixadá com 53 milímetros, Jaguaruana (46 milímetros), Morada Nova (33,4 milímetros) e Jaguaretama (31,6 milímetros).
Previsão para sábado:

No decorrer do dia, há possibilidade de chuva no noroeste do estado, na região Jaguaribana e no sertão central e Inhamuns. Nas demais áreas, céu entre parcialmente nublado e claro.
Previsão para domingo:
Nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. No sul, há possibilidade de chuva ao longo do dia.
Previsão para segunda-feira:
No decorrer do dia, nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-sul do estado. Nas demais regiões, há possibilidade de chuva.
Dez maiores chuvas por Municípios no dia:
Russas (Posto: Russas) : 61.5 mm
Quixadá (Posto: Ac. Pedras Brancas) : 53.0 mm
Quixadá (Posto: Tapuiara) : 50.0 mm
Jaguaruana (Posto: Jaguaruana) : 46.0 mm
Morada Nova (Posto: Fazenda Lacraia) : 33.4 mm
Jaguaretama (Posto: Fazenda Coque) : 31.6 mm
Quixadá (Posto: Ac. Cedro) : 25.0 mm
Russas (Posto: Sitio Timbauba Macore) : 24.6 mm
Jaguaruana (Posto: Borges) : 18.0 mm
Acaraú (Posto: Lagoa Do Carneiro) : 17.2 mm
Aporte nos açudes
Conforme a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), as chuvas na bacia de contribuição do Açude Castanhão – o maior reservatório do Estado, e uma das maiores barragens de múltiplos usos do Nordeste – elevaram as suas reservas de 139,5 milhões de metros cúbicos de água em fevereiro para 487,61 milhões de metros cúbicos até esta quarta-feira (18).
O volume mais que triplicou no período, saltando de 2,08% para 7,28%. O açude continua recebendo aportes significativos. Contudo, é necessário ressaltar que os níveis ainda são baixos, visto que o Castanhão é um reservatório estratégico não só para o Vale do Jaguaribe – onde estão várias cidades de porte médio e a maior área irrigada do Estado –, como para a Região Metropolitana de Fortaleza. A capacidade total do Castanhão é de 6,7 bilhões de metros cúbicos.
Chuvas ajudam a diminuir seca
De acordo com o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, a redução se deu pelas chuvas registradas durante os dois primeiros meses da quadra chuvosa, ou seja, fevereiro e março.
“As precipitações, apesar de, no último mês, terem ficado abaixo da média, foram responsáveis pela diminuição dos impactos da seca, principalmente na faixa litorânea e no noroeste do Ceará”, explica o meteorologista.
No comparativo com o mapa do Monitor de Secas de fevereiro, não houve mudanças significativas. Na parte norte do Estado onde, em algumas áreas, as precipitações foram regulares ao longo de março, os indicadores mostram uma redução de um nível de severidade da seca, além de um aumento na área sem seca. Já a parte centro-sul, as precipitações de março foram irregulares e os indicadores de curto e longo prazo não indicam mudança no cenário de forma geral.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/volume-de-chuva-diminui-e-funceme-registra-precipitacao-em-apenas-28-cidades-neste-sabado.ghtml

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário