Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

CEARÁ – ESTADO REGISTRA CHUVAS EM MAIS DE 150 MUNICÍPIOS

Foto: Ariel Gomes/Gov. do Ceará
As chuvas de fevereiro, início da Quadra Chuvosa, são causadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações.
O Ceará registrou chuvas em, pelo menos, 156 municípios no intervalo entre as 7h desta quarta-feira (14) e as 7h desta quinta-feira (15), conforme balanço ainda parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
O número, mesmo preliminar, já se configura como um dos dias com maior número de municípios com precipitações.
Neste intervalo de 24 horas, as maiores chuvas aconteceram em São Luís do Curu (131 mm), Irauçuba (124 mm), Amontada (119 mm), Aquiraz (110 mm) e Itaitinga (105 mm).
Nos últimos dias, a Funceme tem registrado chuvas em todas as regiões do Estado, como já havia sido previsto na véspera de Carnaval, por exemplo. “De fato, como a Funceme já tinha anunciado a possibilidade de chuvas na previsão do tempo, veio a se concretizar um balanço bastante positivo, porque as precipitações abrangeram todo o Ceará e de forma significativa em muitos municípios”, comenta o supervisor da Unidade de Tempo e Clima, meteorologista Raul Fritz.
As chuvas de fevereiro, início da Quadra Chuvosa, são causadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico indutor de precipitações. Nestes primeiros 15 dias, seu posicionamento está bem favorável à formação de nebulosidade, trazendo precipitações, principalmente para a porção Norte do Estado.
O balanço parcial da Funceme indica que, entre os 10 maiores acumulados por municípios em fevereiro, oito estão no Litoral Norte e dois  na Ibiapaba. São eles:
Granja: 373.6 mm
Moraújo: 328 mm
São Benedito: 245.3 mm
Barroquinha: 241.8 mm
Morrinhos: 238 mm
Bela Cruz: 227 mm
Massapê: 225 mm
Marco: 220.5 mm
Martinópole: 218 mm
Viçosa do Ceará: 217 mm
Previsão
Para os próximos dias, a previsão é de mais chuvas no Ceará. Conforme a Funceme, pelo menos até o próximo sábado (17), o Estado deve ter céu nublado com eventos de precipitações em todas as regiões ao longo do dia.
FONTE: Assessoria de Comunicação
Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
http://www.funceme.br/index.php/comunicacao/noticias/861-cear%C3%A1-registra-chuvas-em-mais-de-150-munic%C3%ADpios 

Fonte: Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário