Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

terça-feira, 24 de outubro de 2017

CEARÁ - CASTANHÃO, PRINCIPAL AÇUDE DO ESTADO ESTÁ PERTO DE ATINGIR O VOLUME MORTO

Foto: Reprodução/TV Jangadeiro
A falta de chuvas pode resultar em água mais cara e rara no Ceará.
As poucas chuvas registradas no Ceará têm deixado alguns reservatórios praticamente vazios. O Castanhão, que é o responsável pelo abastecimento de Fortaleza, está perto de atingir o volume morto, o que pode resultar em água mais cara e cada vez mais rara no estado.
O Castanhão tem hoje 264 milhões de litros. Parece muito, mas não é.
O volume equivale a apenas 3,95% da capacidade total do açude e está na chamada cota de 70 metros.
De acordo com o projeto original do Castanhão, o volume morto é atingido quando o açude chega a 250 milhões de m³. Ou seja, estaria bem próximo dessa margem.
Mas a Companhia Estadual de Recursos Hídricos tem outra informação. Segundo a diretora de operações, é considerado volume morto para bombeamento quando o açude atingir 117 milhões de m³, a cota de 65 metros.
Mesmo assim o governo garante que a água do Castanhão atual ainda sustentaria a Região Metropolitana por um ano. O engenheiro Hyperides Macedo confirma, mas faz ressalvas sobre a qualidade da água mais rasa.
No sul do Ceará, as primeiras chuvas começam em novembro. Já no restante do estado, a estação chuvosa vai de fevereiro a maio. Como a Funceme ainda não tem a previsão concreta para o período, o estado aposta em ações de restrição do uso.
http://tribunadoceara.uol.com.br/videos/jornal-jangadeiro/castanhao-principal-acude-do-ceara-esta-perto-de-atingir-o-volume-morto/ 

Fonte: Tribuna do Ceará

Nenhum comentário:

Postar um comentário