Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

quarta-feira, 22 de março de 2017

SERRA DE MARANGUAPE - RARO FENÔMENO NATURAL É REGISTRADO; DEFESA CIVIL VAI INVESTIGAR

Foto: Reprodução/DN
Pequena fenda apresenta água fervente, fumaça e cheiro forte. Nesta quinta-feira (23), geólogos vão ao local apurar mais detalhes.
Um raro fenômeno natural tem chamado a atenção dos moradores do município de Maranguape, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). É que em determinado ponto de uma Área de Proteção Ambiental (APA) da Fundação Mata Atlântica Cearense, localizada na Serra de Maranguape, uma pequena fenda com água fervente está liberando fumaça e produzindo um forte odor, algo incomum de acontecer na região.

Em vídeo que circula nas redes sociais, alguns moradores de Maranguape apontam até para o surgimento de um "mini vulcão" na região, o que já foi completamente descartado pela Defesa Civil do Estado. "Não existe este tipo de fenômeno no Ceará. O que pode estar acontecendo é uma movimentação de terra que, por conta da pressão do local, que fica a aproximadamente 400 metros de altitude, esteja gerando este evento", destaca Francisco Brandão, chefe do núcleo de sismologia da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec). Há suspeitas que a fenda também esteja sendo influenciada por fontes termais existentes na serra.
De acordo com Brandão, na manhã desta quinta-feira (23) uma equipe de especialistas da Defesa Civil de Maranguape, Defesa Civil do Estado e Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM) irão até o local para apurar mais detalhes do fenômeno natural. "Levaremos geólogos para investigar exatamente o que está acontecendo na Serra de Maranguape. O local onde a fenda está é de difícil acesso, bem íngreme, mas acredito que conseguiremos realizar todos os trabalhos com tranquilidade", comeplementa.
Caso semelhante
Apesar de ser considerado raro, o fenômeno registrado em Maranguape já foi constatado em outro município cearense, informou Francisco Brandão. Segundo ele, a cidade de Massapê, no Noroeste do Estado, apresentou caso semelhante há algum tempo.
"As pessoas logo falam em 'mini vulcão' ou 'surgimento de vulcão', mas não é nada disso. Vamos apurar para dar todas as explicações científicas aos moradores, que não precisam se preocupar", esclarece o chefe do núcleo de sismologia da Cedec. A Defesa Civil do Estado também pediu para a população local não espalhar informações não confirmadas através das redes sociais.
Nota oficial
Em nota, a Coordenadoria da Defesa Civil de Maranguape informou que já visitou a sede da Fundação Mata Atlântica, na APA da Serra de Maranguape, com apoio da Guarda Municipal, para verificar um acontecimento não identificado no solo da região relatado por populares.
Na ocasião, a equipe diz ter constatado a existência de uma “fonte jorrante” com a presença de fumaça e de uma água com odor e temperatura alterada. "Logo após o apurado, o fato foi comunicado à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Estado", diz a nota. A Defesa Civil de Maranguape destaca que detalhes sobre este ocorrido devem ser questionados aos técnicos do Serviço Geológico do Brasil.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/cidade/online/raro-fenomeno-natural-e-registrado-na-serra-de-maranguape-defesa-civil-vai-investigar-1.1724962

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário