Foto: Honório Barbosa/DN |
A lâmina de sangria é de 5 cm, mas o suficiente para atrair moradores para olhar o espetáculo de queda das águas. Outros aproveitam para tomar banho.
Jovens desde cedo foram à barragem para tomar banho. “É um momento de alegria, finalmente a água chegou”, disse a estudante, Patrícia Souza.
O comerciário Luís Oliveira levou a esposa e filhos para ver o transbordamento da água. “Tomara que chova mais para aumentar o volume de sangria que fica com uma queda de água mais bonita, mas está bom, está começando o inverno”, disse.
A chuva tem renovado a esperança dos agricultores na região. “Se Deus quiser, teremos um bom inverno”, disse o produtor rural, Francisco Rocha.
De acordo com a Cogerh, a Barragem dos Caldeirões, em Saboeiro, é a primeira a sangrar neste ano. O açude barra o Rio Jaguaribe. A barragem é a responsável pelo abastecimento de água da cidade que estava secando rapidamente nos últimos meses.
Do total de 153 açudes monitorados pela Cogerh, 130 estão com volume abaixo de 30%.
CHUVA
A Funceme registrou nesta terça-feira, chuva em 164 municípios. As cinco maiores foram observadas em: Paracuru (122mm); Ipaporanga (110mm); São Gonçalo do Amarante (104mm); São Luís do Curu (92mm) e Trairi (82mm). As chuvas mais intensas foram observadas na região Norte e Litorânea.
http://blogs.diariodonordeste.com.br/centrosul/cidades/acude-dos-caldeiroes-em-saboeiro-e-o-primeiro-a-sangrar-em-2016/
Fonte: Diário do Nordeste
Vejam mais:
Fotos: Honório Barbosa/DN
Nenhum comentário:
Postar um comentário