Felicidade.

Feliz é o homem que teme ao Senhor.



Publicação:

segunda-feira, 8 de março de 2021

CEARÁ - MPCE RECOMENDA MEDIDAS PARA GARANTIA DE ABASTECIMENTO DE OXIGÊNIO NAS UNIDADES DE SAÚDE DE 47 CIDADES DO ESTADO

Foto: Reprodução/TV Verdes Mares/G1
Entre as recomendações estão insumos e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19.
O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) recomendou a 47 municípios do estado, até esta segunda-feira (8), a adoção de medidas para a garantia de abastecimento de oxigênio nas unidades de saúde.
O pedido é para que o estoque de oxigênio seja para no mínimo 10 dias de consumo subsequentes, bem como que sejam providenciados os demais insumos, inclusive kits de sedação e entubação, e equipamentos necessários para atendimento, internação e assistência à saúde de pacientes com Covid-19.
Os gestores municipais devem ainda esclarecer como está sendo feito o controle do estoque de oxigênio para o abastecimento das unidades de saúde, como é feita a fiscalização, se existe canal de troca de informações entre as direções e coordenações das unidades e a Secretaria de Saúde e também a frequência como esse controle é realizado.
Os prefeitos vão ter que se manifestar também sobre a aquisição e controle de estoque de insumos, bem como aquisição e treinamento para o uso do Elmo, capacete de respiração assistida, que auxilia no tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda por Covid-19. O prazo para que os dirigentes comuniquem às respectivas Promotorias de suas cidades sobre quais providências serão tomadas para o cumprimento das recomendações é de cinco dias.
As recomendações foram feitas aos municípios:
Ararendá
Banabuiú
Boa Viagem
Camocim
Campos Sales
Caririaçu
Cascavel
Caucaia
Choró
Crato
Croatá
Eusébio
Fortaleza
Frecheirinha
Graça
Granjeiro
Guaraciaba do Norte
Guaramiranga, Ibaretama
Ibicuitinga
Iguatu
Independência
Ipaporanga
Itaitinga
Itapajé
Itapipoca
Itapiúna
Ipueiras
Jardim
Jati
Juazeiro do Norte
Madalena
Maranguape
Mauriti
Orós
Penaforte
Poranga
Porteiras
Quixadá
Quixeramobim
Quiterianópolis,
São Benedito
Santana do Acaraú
São Luis do Curu
Sobral
Tamboril
Umirim
Dificuldade na aquisição de insumos
O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), afirmou, em transmissão pelas redes sociais nesta segunda-feira (8), que a aquisição de insumos, como medicamentos e luvas, preocupa o poder municipal. Segundo ele, fornecedores têm se negado a vender alguns desses materiais necessários no combate à Covid-19.
Por G1 CE
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2021/03/08/mpce-recomenda-medidas-para-garantia-de-abastecimento-de-oxigenio-nas-unidades-de-saude-de-47-cidades-do-ceara.ghtml

Fonte: G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário