Foto: do site Ceará Agora |
Durante a vigência do decreto, poderão funcionar apenas atividades consideradas essenciais, construção civil e indústria, informou Camilo.
O governador Camilo Santana justificou que a decisão do Comitê, de estender o Isolamento Social Rígido a todo o Estado, se deu pelo fato de mais de 130 municípios cearenses estarem em alerta alto ou altíssimo do risco de contaminação pela Covid-19.
“As cidades são classificadas por risco: baixo risco, médio risco, alerta alto e alerta altíssimo. E em apenas uma semana, praticamente dobramos o número de municípios que chegaram ao alerta altíssimo, de 78 para pouco mais de 130, que é quando a situação chegou ao limite em relação à incidência de casos em cada cidade. Então, nesse instante, todo o Ceará está com municípios entre o alerta alto ou altíssimo”.
O decreto anterior determinava a medida obrigatória apenas em Fortaleza. A informação foi compartilhada pelo governador ao lado do secretário de saúde, Dr. Cabeto. Com isto, ficará permitido o funcionamento apenas dos serviços essenciais. A medida vale até o dia 21.
O secretário de Saúde do Estado, dr. Cabeto, que acompanhou o governador na transmissão ao vivo, revelou que um levantamento recente da pasta, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), aponta que, hoje, já há uma redução de 42% de internação de idosos, em período pós-vacinação desse grupo prioritário. Ele finalizou sua participação fazendo um apelo:
“O isolamento social é muito duro, mas tem três finalidades: diminuir a circulação viral, e que nesse momento é a mais alta já registrada; evitar as mutações do vírus, que podem diminuir a eficiência das vacinas; não esgotar o sistema de saúde. Portanto, vamos apoiar nesse difícil momento nossas decisões, nós temos sido um exemplo ao Brasil, em planejamento e no atendimento de profissionais, por isso tomamos as decisões mais duras para salvar vidas”.
https://cearaagora.com.br/comeca-lockdown-restricoes-sao-ainda-mais-rigorosas-para-conter-pandemia-no-ceara/
Fonte: Ceará Agora
Nenhum comentário:
Postar um comentário