Foto: Reprodução/TV Verdes Mares/G1 |
Deve continuar chovendo em Fortaleza nas próximas 48 horas, até sábado (12). De acordo com previsão da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), entre a madrugada e a manhã deve ocorrer nebulosidade variável com chuva e, no decorrer do dia, o céu deve permanecer parcialmente nublado na capital cearense.
A maior chuva do ano em Fortaleza, 134 milímetros, foi registrada entre a noite de quarta (9) e manhã desta quinta-feira (10).
“No Ceará, as chuvas nas próximas 48 horas devem ser mais intensas no sul do estado. Quanto à previsão de Fortaleza, é possível – mas não comum – que chuvas com a intensidade da ocorrida entre na noite de quarta-feira e madrugada e manhã de quinta-feira se repitam. É mais provável que sejam precipitações mais brancas”, explica Raul Fritz, supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme.
A previsão também é favorável para chuvas até, pelo menos, o dia 20 de maio. “Os cenários meteorológico e oceânico apontam tendência de chuvas nesse período em todas as regiões do estado, principalmente entre o centro e o norte do Ceará", explica Raul Fritz.
Quadra Chuvosa
A chamada quadra chuvosa – que ocorre nos meses de fevereiro, março, abril e maio – deve ficar dentro da média histórica ou um pouco acima, acredita Fritz. "Até esta quinta-feira, considerando todo o período, estamos ligeiramente abaixo da média histórica. Mas como ainda vamos ter ocorrência de chuvas até o fim de maio, a provável que fiquemos dentro da média ou um pouquinho acima."
Neste período, as regiões mais beneficiadas com chuvas foram o Litoral Norte, a divisa entre o Ceará e o Piauí, e Cariri.
"As chuvas ocorridas na região do Cariri foi um destaque importante, pois atingiu a Bacia do Rio Salgado que deságua no Rio Jaguaribe e chega até o açude Castanhão, o maior reservatório do Ceará, responsável, em grande parte, pelo abastecimento de água de Fortaleza e Região Metropolitana."
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/chuvas-devem-continuar-em-fortaleza-ate-sabado-preve-funceme.ghtml
Fonte: G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário