Foto: Divulgação/Infraestruturas de Portugal |
Escultura estava na estação do Rossio desde inauguração, em 1890.
Uma estátua do rei D. Sebastião que decora a fachada da estação do Rossio, em Lisboa, foi completamente destruída na terça (3), por volta das 23h50, após um homem tentar subir nela para tirar uma foto. A peça, de 125 anos, caiu e se quebrou em diversos pedaços.
De acordo com o site português Publico, o responsável pelo acidente, um jovem de 24 anos, não ficou ferido. Ele deve ser alvo de uma queixa-crime, que terá como base o valor da estátua e os custos de sua recuperação, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP), empresa responsável pela gestão do patrimônio da estação.
De autoria do escultor José Simões de Almeida, a estátua do de D. Sebastião estava na estação desde sua inauguração, em 11 de junho de 1890. O porta-voz da IP, Pedro Ramos, diz que ela estava em perfeito estado de conservação.
Como a estátua e a estação são patrimônio nacional, o Ministério Público de Portugal foi notificado sobre o caso, mas ainda não se pronunciou.
Ainda não há previsão de quanto tempo deve durar a recuperação e de quando a estátua deverá retornar ao local. Ramos diz que ela não será fixada à base por parafusos, já que em mais de 100 anos nunca aconteceu nada parecido. “Não há essa necessidade. O que está errado é as pessoas subirem para a estátua”, afirmou ao Publico.
http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2016/05/estatua-de-125-anos-e-destruida-por-homem-em-busca-de-selfie-em-lisboa.html
Fonte: G1
Fotos: Divulgação/Infraestruturas de Portugal/G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário