Foto: Funceme/DN |
No fim de janeiro, houve perda de intensidade das chuvas, mas, no início do primeiro mês da quadra chuvosa (fevereiro a maio), elas voltaram, renovando as esperanças em um bom inverno e animando a população. Para hoje, a Funceme prevê nebulosidade variável com eventos de chuva em todo o Estado.
Amanhã o tempo será nublado, com chuva em todas as regiões. Essa nebulosidade está associada a um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN).
Segundo o boletim da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) há dois açudes sangrando, no Alto Jaguaribe: Caldeirões, em Saboeiro; e Trici, em Tauá. O Colina, em Quiterianópolis que estava transbordando, reduziu o volume. Em média, os 153 reservatórios monitorados pela Cogerh acumulam 13%. Nas últimas 24 horas, 42 açudes receberam aporte de água, mas em quantidade muito reduzida.
A gerente do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce), em Saboeiro, Aparecida Lavor, observa alguns fatores que contribuem para a redução do plantio da cultura de sequeiro (aquela que depende exclusivamente da chuva): quatro anos seguidos de estiagem, temor de uma nova seca, custo de produção elevado, falta de incentivo, amparo social de aposentadoria e bolsa família. "A safra de grãos do Estado hoje é insignificante e vem sendo reduzida. Muitos agricultores pegam a semente somente para comprovação de aposentadoria rural", disse.
http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/131-municipios-registram-chuvas-1.1485254
Fonte: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário