Foto: Eldem Martins/Divulgação/DN |
Mais um novo vazamento ocorreu na madrugada deste sábado (28) na adutora de Itapipoca que deve levar água do Açude Gameleira ao município. Com isso, a cidade continua sem abastecimento de água. A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) informou que o concerto foi concluído e os testes na tubulação no foram retomados no fim desta manhã.
Governador Cid Gomes esteve trabalhando na obra de recuperação
Em nota, o órgão ressaltou que, continuará com os testes operacionais da Cagece até o sistema estar em todas as condições de funcionamento adequado.
Esta é a terceira vez que acontece vazamento na adutora em menos de 24h. Na noite de sexta-feira (21), mesmo após reparos realizados na adutora, mais dois novos vazamentos ocorreram. Em nota, a Cagece havia informado estar trabalhando para solucionar o problema.
A adutora tem cerca de 30 quilômetros e foi construída para levar água do Açude Gameleira. Desde o dia 6 de dezembro a adutora estava em sistema de testes e foi acionada na última segunda-feira (23), quando apareceram vazamentos em diversos pontos.
Desde a última segunda-feira, operações emergenciais foram montadas em Itapipoca. Cagece e Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) estão trabalhando para restabelecer o abastecimento.
O governador Cid Gomes também acompanha diariamente as obras na cidade e abriu um inquérito para apurar as causas da falta de água. Cid também está ajudando nas obras, fazendo alguns reparos, e, na visita da última quinta-feira (26), mergulhou na adutora.
Investigações
O governador acionou a Polícia Civil do Ceará para que investigue construtoras e empreiteiras envolvidas na construção. O responsável pelo inquérito o titular da Delegacia de Crimes contra a Administração Pública, Everardo Lima, revelou que já ouviu 6 pessoas envolvidas e marcou mais 3 depoimentos para a próxima segunda-feira (27).
“Estamos apurando o porquê do rompimento da tubulação de PVC devido a pressão. Uma amostra de material foi levada para analise a fim de averiguar se está dentro do padrão e trabalhamos também com a possibilidade de reestudo do projeto”, conta o delegado.
Adutora é construída desde 2011
A adutora estava em construção desde 2011 e deveria ser entregue antes do fim do ano. A cidade está entre os municípios que decretaram estado de emergência no Estado e se encontra há duas semanas sem água.
A construtora PWE Ltda, contratada inicialmente para a construção, decretou falência, sendo necessária a contratação com dispensa de licitação a empresa Primor, com caráter de urgência. A adutora foi entregue à Superintendência de Obras Hidráulicas no dia 20 quando foi ativada.
Na ocasião, foram identificado dez pontos de grandes vazamentos.
Com informações da colaboradora Jéssyka Rodrigues.
Fonte: Diário do Nordeste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário