Foto: Google Imagens |
O reservatório, com capacidade de acumular 320 milhões de m³ de água, despeja no rio Jaibaras uma vazão de 3m³/s, com a finalidade de reforçar o abastecimento da cidade de Sobral, a partir do açude Ayres de Sousa, que recebe as águas por se encontrar a jusante daquele reservatório.
Segundo o engenheiro Getúlio Maia, do DNOCS, o objetivo é distribuir 20 milhões de m³ de água – dependendo da quadra invernosa – possibilitando, assim, perenizar o rio Jaibaras, dar suporte ao açude Ayres de Sousa e permitir regularizar o atendimento à população de Sobral.
O nível das águas do açude Taquara está atualmente na cota 128,7 o que equivale a 53% de sua capacidade, com um volume estimado em 170 milhões de metros cúbicos. Essa grande obra hídrica responde diretamente pelo abastecimento das cidades de Cariré, Mucambo, Pacujá e Graça, além das localidades de Cacimbas e Rafael Arruda.
Além disso, possibilitará o desenvolvimento da irrigação e piscicultura na região gerando 5.500 empregos diretos. Exerce, também, papel fundamental no controle das cheias no vale do rio Acaraú e perenização do rio Jaibaras, minimizando transtornos para a população durante o período das cheias.
Fonte: Ceará agora.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário