Foto: Reprodução/Carlos Fernando Jung |
Apesar da queda de meteoros ser comum, o professor Carlos Jung diz que não é frequente o registro.
A queda de um meteoro foi registrada na madrugada dessa sexta-feira, 12, na costa do Rio Grande do Sul, na cidade de Taquara. O responsável pela filmagem do fenômeno foi o professor Carlos Fernando Jung, diretor da Brazilian Meteor Observation Network (Bramon).
O pesquisador postou o vídeo do momento da queda em seu perfil no Twitter.
Ao portal G1, Jung explicou que o meteoro passou com 122,2 mil km/h pela atmosfera da Terra, pesando 12 quilos. No entanto, foi perdendo força e se desintegrando até sobrar apenas fragmentos. Segundo o pesquisador, o meteoro não chegou a cair no solo terrestre, sendo completamente extinto ainda a 35 km de altitude, e não causou danos.
Jung disse ainda que, apesar de ser comum diariamente meteoros caírem na Terra, não é tão frequente o registro ser feito nessa magnitude. As câmeras do grupo de observadores fica ligada 24 horas e tem capacidade de captar 360°, filmando também o mar do Uruguai, Santa Catarina e até Argentina.
REDAÇÃO O POVO ONLINE
https://www.opovo.com.br/noticias/brasil/2019/04/13/queda-de-meteoro-no-mar-do-rio-grande-do-sul-e-registrada--veja-video.html
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário