Foto: Divulgação |
Entre a manhã de sexta-feira, 30, e as 7 horas deste sábado, o município de Guaraciaba do Norte, a 300 km de Fortaleza, registrou 105 milímetros de chuva. Duas formações meteorológicas estão autuando em maior intensidade sobre o Ceará, o que está provocando as chuvas neste período de pré-estação.
Na Capital, os pluviômetros marcaram 84,4 milímetros. Já em Ibiapina, a 305 km de Fortaleza, choveu 58,5 milímetros.
As informações são da Fundação Cearense da Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Na manhã de sexta-feira, Fortaleza amanheceu com forte chuva e trânsito com problemas.
Voos chegaram a ser desviados do Aeroporto Pinto Martins.
Imagens de satélite mostram que nuvens associadas a um sistema de circulação de baixa pressão atuam sobre o Estado, deslocando as massas de ar no sentido horário. Ao mesmo tempo, se aproxima do território cearense a Zona de Convergência Intertropical, que circunda a faixa equatorial do globo terrestre, resultado do encontro de ventos alísios do norte e do sul.
Ao todo, choveu em 22 municípios. A previsão para o fim de semana é de que as precipitações devem continuar. Até segunda-feira, 3, a Funceme indica tendência de nebulosidade variável com chuva em todas as regiões do Estado.
As maiores chuvas:
Guaraciaba Do Norte: 105 mm
Fortaleza: 84,4 mm
Ibiapina: 58,5 mm
Itapipoca: 48 mm
São Gonçalo Do Amarante: 43 mm
Graça: 39 mm
Paracuru: 33,6 mm
https://www.opovo.com.br/noticias/ceara/guaraciabadonorte/2018/12/chove-mais-de-100-milimetros-em-guaraciaba-do-norte.html
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário