Foto: Reprodução/TVM/G1 |
Uma estátua do "assobiador", personagem do folclore nordestino, foi utilizada como adereço de uma tradicional festa de São João e causou polêmica nas redes sociais entre os moradores de Granja, no interior do Ceará. A imagem foi confundida com um símbolo demoníaco por algumas pessoas.
A secretária municipal de Cultura, Maria Ximenes, defende a estátua como um artigo relacionado ao tema do evento, a festa GranChitão.
A Prefeitura de Granja acrescentou que a imagem que viralizou nas redes sociais e gerou polêmica mostrava o "assobiador" incompleto.
"O adereço exposto na imagem não estava finalizado, por razões de segurança, os funcionários estavam apenas fazendo um teste para verificar se a estátua iria resistir ao vento", diz a prefeitura, em nota.
Um morador da cidade disse que não aprovou a decoração por fazer referência ao "diabo". Ele contou que o símbolo parece "coisa macabra".
O símbolo também dividiu opiniões nas redes sociais. Enquanto algumas pessoas comentaram que não se importam com o símbolo, outros cearenses afirmaram que a estátua representa uma figura assustadora.
"Com tanta imagem bonita para mostrar, como o Luiz Gonzaga, dentre outros elementos do forró, vão escolher isso pra fazer referência às festas juninas. Muito estranho. Coisa feia", comentou.
Outra pessoa justificou que o personagem assobiador faz parte da cultura e do imaginário nordestino.
"Devemos prestigiar nossas lendas, que tão importante são para o imaginário popular e para a memória afetiva de nosso povo. Quem nunca ouviu falar, em tempos idos, das histórias da mula sem cabeça, do assoviador, e por aí vai. As lendas do nosso folclore são vertentes importantes na manutenção de nossa cultura e costumes", afirmou.
'Polêmica política'
A secretária de Cultura de Granja, Maria Ximenes, afirmou que a estátua foi escolhida devido ao tema deste ano da festa GranChitão: folclore nordestino. Maria conta que foram escolhidas diversas lendas urbanas para decorar a cidade. A secretária acredita que a polêmica tenha sido gerada propositalmente por conta da política.
"Tudo vira polêmica por conta da 'politicagem'. O assoviador é uma lenda de um homem que vestia de animal e se aproxima das pessoas para assuntar. Mas é uma lenda, algo que faz parte da cultura nordestina, não tem nenhuma apologia ao mal", justificou.
Importância do evento
O evento ocorre será realizado em Granja entre os dias 27 e 29 de julho. A festa contará com apresentações de quadrilhas juninas e shows com bandas locais e nacionais.
Maria Ximenes destacou que a o GranChitão é um dos eventos mais importante da cidade, tanto para economica, como para o turismo. A expectativa é que 200 mil pessoas participem do festejo.
"O GranChitão é uma marca reconhecida no estado, que movimenta toda economia, enche os hotéis. Então, essa polêmica não é interessante", completou.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2018/07/25/estatua-folclorica-em-festa-causa-polemica-no-ceara-coisa-macabra.ghtml
Fonte: G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário