Foto: TV Globo/Reprodução/G1 |
As primeiras chuvas de 2018 garantiram um aporte de 1 milhão de metros cúbicos de água aos reservatórios cearenses monitorados pela Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh). O volume é suficiente para abastecer uma cidade de 150 mil habitantes durante um mês, conforme a companhia.
Apesar do alívio das chuvas, a situação segue crítica no Ceará.
A capacidade total dos 155 açudes monitorados pela Cogerh é 18,6 bilhões de m³ e apresentam atualmente volume de 1,31 bilhão m³ (7% da capacidade total).
Nesta segunda-feira (8), houve aporte nos açudes Lima Campos e Thomás Osterne, da bacia do Salgado, e Canoas, da bacia do Alto Jaguaribe. Foram registradas chuvas em 26 postos pluviométricos monitorados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Castanhão em situação crítica
O maior açude do país, o Castanhão, segue sem aumento no seu volume de água. Nesta segunda, o reservatório tem 2,55% da sua capacidade máxima. O açude chegou ao volume morto pela primeira vez em dezembro do ano passado.
Apesar da situação crítica, o Governo do Estado do Ceará afirma que a Grande Fortaleza, que recebe água do Castanhão, não corre risco de ficar sem água nos próximos meses.
O Ceará tem atualmente 21 cidades com água garantida só até o fim deste mês. Outros 18 municípios têm água até o fim de fevereiro, caso não ocorra chuva nesse período.
https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/acudes-do-ceara-recebem-1-milhao-de-metros-cubico-de-agua-com-as-primeiras-chuvas-do-ano.ghtml
Fonte: G1 CE
Nenhum comentário:
Postar um comentário