Foto: O Povo |
Não é novidade para ninguém, ou pelo menos não deveria ser, que o ano novo começa sempre com muitos compromissos financeiros que não podem ser evitados. Pagamentos do Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU), de matrículas e material escolar são algumas das despesas típicas de janeiro. Se não foi possível fazer planejamento nem tudo está perdido.
Ainda é tempo para as famílias se prepararem para os gastos do início do ano.
O presidente do Conselho Regional de Economia no Ceará (Corecon-CE), Lauro Chaves, diz que a melhor alternativa é sempre fazer um planejamento anual que reserve esses recursos extras para o mês de janeiro.
“Caso isso não tenha sido feito, existem duas alternativas: para as famílias com reservas financeiras, é preciso comparar o desconto concedido para pagamento à vista com a remuneração de suas aplicações. As que estão sem reservas devem negociar um parcelamento com a menor taxa de juros possível e colocar a prestação no seu orçamento”, orienta.
O economista e diretor-Geral da Valorize Consultoria Empresarial, José Maria Porto, afirma que é aconselhável que as pessoas evitem muitos gastos nesse fim de ano. Mesmo que as compras sejam feitas em parcelas, termina acumulando dívidas para o primeiro trimestre, justamente o período de pagamento das despesas de início de ano. Para quem não tem reserva nenhuma o conselho é: não torre toda a segunda parcela do 13º salário em compras e festas.
Impostos
No caso de despesas com impostos, é preciso esperar para ver se o governo vai dar algum desconto para pagamento à vista. José Maria acrescenta que, normalmente, o abatimento é concedido para quem paga de uma vez. “Se o desconto for razoável e se o indivíduo não está com problema de liquidez, pode ser interessante o pagamento à vista com desconto”.
José Maria, no entanto, alerta para o risco de ficar descapitalizado. “Muito cuidado, porque às vezes se paga muita despesa à vista e fica sem nenhuma reserva financeira para bancar alguma despesa que não estava sendo prevista”, observa. O mais aconselhável é fazer uma previsão orçamentária para as despesas do ano que vem, facilitando a programação e até mesmo saber o quanto se pode gastar nas festas de fim de ano.
Para o economista, quem não guardou dinheiro, ou tem as receitas futuras comprometidas, tem somente uma opção. Parcelar ao máximo os pagamentos, seja no cartão de crédito ou no cheque pré-datado. “Ou até mesmo fazer um empréstimo pessoal, que é muito mais barato do ponto de vista do pagamento de juros, em relação ao cheque especial e ao cartão de crédito”, acrescenta.
Material escolar
Na compra de material escolar a recomendação é pesquisar. “Além de tentar descontos nos pagamentos à vista, pechinchar e pesquisar na hora de comprar”, afirma José Maria. Outra opção que traz boa economia, aconselha, é comprar livros usados ou participar de um troca-troca que geralmente ocorre na própria escola.
IPTU e IPVA
A Secretaria Municipal das Finanças de Fortaleza (Sefin) não informa se o IPTU será reajustado nem de que forma. Também não antecipa se haverá descontos para pagamentos à vista, como historicamente ocorreu nos últimos anos. Declarou apenas que: “na segunda semana de janeiro faremos uma coletiva apresentando todas as informações consolidadas, referentes ao IPTU 2018”.
A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) divulga a tabela com os novos valores do IPVA até o dia 29 de dezembro. Como ocorre todos os anos, haverá uma pequena redução em função da própria desvalorização dos veículos automotores. A Sefaz-CE adianta que dará 5% de desconto para pagamentos à vista, com vencimento até 31 de janeiro. As datas para quem vai pagar parcelado e outras orientações serão repassadas esta semana, durante a divulgação da tabela.
Serviço
As secretarias sefaz e sefin não enviam mais boletos para pagamentos dos impostos, por isso os contribuintes devem entrar nos sites www.sefaz.ce.gov.bre www.sefin.fortaleza.ce.gov.br para emissão dos boletos e pagamento
ARTUMIRA DUTRA
https://www.opovo.com.br/jornal/economia/2017/12/prepare-se-para-os-gastos-do-inicio-do-ano.html
Fonte: O Povo
Nenhum comentário:
Postar um comentário