Foto: Jangadeiro. |
Mais três mortes pelo vírus H1N1, chamada também de Influenza ou gripe A, são registradas no Ceará, de acordo com o boletim da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), divulgado nesta sexta-feira (28), em comparação com o boletim divulgado no último dia 14. Ao todo são 11 óbitos no estado somente neste ano.
Foram notificados 330 casos suspeitos de Influenza. Do total de casos notificados, 30,3% (100/330) foram confirmados e 69,7% (230/330) foram descartados. Dentre os casos confirmados, 49% (49/100) foram hospitalizados com a forma grave da doença e 51% (51/100) dos casos foi de Síndrome Gripal (SG).
Ao todo foram registrados casos de morte em Quixeramobim, Pindoretama, Senador Pompeu, Maranguape, Iguatu, Horizonte, Boa viagem, Acarape, Baturité e Fortaleza, com duas mortes. A capital, inclusive, concentra o maior número de casos confirmados, ao todo 75.
Sintomas
Febre, tosse, dor de garganta e mal-estar. Esses são os principais sintomas da gripe A, infecção viral aguda do sistema respiratório. Segundo o boletim da Sesa, a influenza pode manifestar-se por meio de surtos anuais de magnitude, gravidade e extensão variáveis. Em regiões com clima tropical, as epidemias ocorrem principalmente nos meses de chuva.
Fonte: Tribuna do Ceará (Jangadeiro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário