Foto: Superinteressante. |
Mercúrio é o planeta mais perto do Sol e, por isso, sua superfície tem temperaturas médias que podem chegar a cerca de 427º C durante o dia. Parece impossível que gelo tenha se formado, né? Mas, ao contrário da Terra, Mercúrio tem uma inclinação de eixo próxima a zero. Isso significa que nos pólos do planeta existem áreas que nunca recebem luz do sol diretamente. E embaixo desses locais, em crateras, a sonda encontrou evidências definitivas de que há gelo por lá.
E não é pouco gelo: a NASA estima que o pólo norte de Mercúrio tenha entre 100 bilhões e 1 trilhão de toneladas de gelo. Cientistas acreditam que o gelo chegou ao planeta, provavelmente, dentro de cometas e asteroides.
E é aí que está o mais legal da descoberta: moléculas orgânicas também chegam em cometas e asteroides. Não existem evidências de vida em Mercúrio, mas a busca agora é pelas sopas de compostos orgânicos que podem dar origem à vida.
Via Neatorama
Imagem: NASA/Johns Hopkins University Applied Physics Laboratory/Carnegie Institution of Washington/National Astronomy and Ionosphere Center, Arecibo Observatory
Fonte: Revista Superinteressante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário